"Heráclito filho de Blóson, ou, segundo outra tradição, de Heronte, era natural de Éfeso. Tinha uns quarentas anos por acasião da 69ª Olimpíada (...) Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros..."
Diógenes Laércio"Para quem escreveu Heráclito de Éfeso? aos noctícvagos, aos magos, aos bacantes, as mânades, aos iniciados, a estes ameaça com o depois da morte, a estes profetiza o fogo; pós os considerados mistérios entre os homens impiamente se celebram"
Clemente de Alexandria
"Tudo flui"
Heráclito de Éfeso
I - O Pensador
Poucos pensadores da Antiguidade foram tão enigmáticos quanto Heráclito de Éfeso. Notavelmente misantropo, Heráclito renegava grande parte da Filosofia de seu tempo e anterior, ignorava assuntos políticos e religiosos, manifestava suas idéias através de aforismos(conhecidos popularmente como Frases de Efeito), homem de pensamentos amplos, aos olhos de muitos, obscuros. Pelo comportamento taciturno e pela maneira quase profética pela qual o pensador representava as próprias idéias, foi alcunhado pelos filósofos classicos como Ho Skoteinós, que significa "O Obscuro".Heráclito é o mais polêmico pré-socrático e seus "mistérios" foram alvo de debates, tanto pelos filósofos clássicos, Platão e Aristóteles principalmente, quanto por filósofos modernos como Nietzsche, Hegel e Heidegger.Utilizando palavras de Hegel, Heráclito interpreta o próprio absoluto como processo. Tudo que existe estaria logicamente determinado em um movimento contínuo e progressivo, seguindo em um direcionamento fatalmente cíclico e executado por relações de forças antagônicas. Os opostos seriam causa e efeito do contínuo movimento do Todo. A forma material que simplificaria tal pensamento, ou melhor, tentando desenhar o pensamento antigo, a forma simples do processo de movimento contínuo seria o fogo.
Por que o fogo? O Fogo é, fazendo uma análise bem simples, uma coisa em constante movimento, intensa e que, naturalmente, tende a aumentar e afetar outras coisas. Pelo fogo é feita a forja, aquecemos uma panela, iluminamos um lugar. O fogo seria um modelo da forma original e, pelo fogo, teriamos o Devir, que é necessariamente o constante mudar das coisas. Se entendemos que tudo está em movimento e que nada é estático, então entendemos que o SER é uma questão de temporalidade do ESTAR. Somos apenas enquanto estamos, nas palavras de Heráclito, seria O ser é o não-ser.
Um exemplo simples do pensamento heraclítico seria o Sistema Circulatório: Temos o sangue(Todo) que está em constante movimento(Devir) pelas estruturas do Sistema(Todo) e por um direcionamento padrão(Logos). O coração(relação entre opostos do Todo) estaria, pelo pulsar, mantendo o sangue em movimento.II - Os princípios de Heráclito
Devir - Princípio do Movimento
Logos - Lógica do Movimento
Opostos - Relação do Movimento em si
Unidade - O Todo é único, lógico e relacionado em si
III - Heráclito e a Ciência
Ele é o precursor do dinamismo.
IV - Heráclito e o Cristianismo
"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era Deus" João 1:1A Palavra utilizada por João tem o mesmo sentido de Palavra como Razão, Logos, utilizado por Heráclito e muitos pensadores posteriores.
V - Aforismos de HeráclitoClassificação simples dos pensamentos de Heráclito, levando em conta as próprias palavras do filósofo. As frases selecionadas são largamente aceitas como de Heráclito ou relacionadas ao pensamento dele;
Da maneira de Heráclito:
- O senhor, de quem é o oráculo de Delfos, nem diz nem oculta, mas dá sinais.
- Procurei-me a mim mesmo
Do fluir:
-Pois uma só é coisa sábia, possuir o conhecimento que tudo dirige através de tudo.
-Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos.
-A rota do parafuso do pião, reta e curva, é uma e a mesma.
O Fogo:
- Este mundo, o mesmo e de todos os, nenhum deus, nenhum homem o fez, mas era, é e será um fogo sempre vivo, ascendendo-se em medidas e apagando-se em medidas.
- Do fogo se trocam todas e fogo por todas, tal como por ouro mercadorias e por mercadorias por ouro.
- O deus é dia noite, inverno verão, guerra paz, saciedade fome, mas se alterna em fogo, quando se mistura a incensos, e se denomina segundo o gosto de cada.
- Pois todas o fogo discernirá e empolgará
Polêmicas:
- O homem de noite uma luz acende para si, morto, extinta a vista, mas vivo
ele acende do morto quando dorme, extinta a vista, e quando desperto se acende do que dorme
- Imortais mortais, mortais imortais, vivendo a morte daqueles, morrendo a
vida daqueles.
Dos outros:
- Homero merecia ser açoitado, e Aquíloco igualmente.
- Muita instrução não ensina a ter inteligência, pois teria ensinado Hesíodo, Pitágoras, Xenófanes e Hecateu.
- Em Priece nasceu Bias, filho de Teutames, cujo o Logos é maior que o dos outros.
- Merecia que os efésios adultos se enforcassem e aos não-adultos
abandonassem a cidade, eles que a Hermodoro, o melhor homem deles e o de
mais valor, expulsaram dizendo: que entre nós ninguém seja o mais valoroso,
senão que se vá alhures e com outros.