"Heráclito filho de Blóson, ou, segundo outra tradição, de Heronte, era natural de Éfeso. Tinha uns quarentas anos por acasião da 69ª Olimpíada (...) Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros..."
Diógenes Laércio
"Para quem escreveu Heráclito de Éfeso? aos noctícvagos, aos magos, aos bacantes, as mânades, aos iniciados, a estes ameaça com o depois da morte, a estes profetiza o fogo; pós os considerados mistérios entre os homens impiamente se celebram"
Clemente de Alexandria
"Tudo flui"
Heráclito de Éfeso
I - O Pensador
Poucos pensadores da Antiguidade foram tão enigmáticos quanto Heráclito de Éfeso. Notavelmente misantropo, Heráclito renegava grande parte da Filosofia de seu tempo e anterior, ignorava assuntos políticos e religiosos, manifestava suas idéias através de aforismos(conhecidos popularmente como Frases de Efeito), homem de pensamentos amplos, aos olhos de muitos, obscuros. Pelo comportamento taciturno e pela maneira quase profética pela qual o pensador representava as próprias idéias, foi alcunhado pelos filósofos classicos como Ho Skoteinós, que significa "O Obscuro".
Heráclito é o mais polêmico pré-socrático e seus "mistérios" foram alvo de debates, tanto pelos filósofos clássicos, Platão e Aristóteles principalmente, quanto por filósofos modernos como Nietzsche, Hegel e Heidegger.
Utilizando palavras de Hegel, Heráclito interpreta o próprio absoluto como processo. Tudo que existe estaria logicamente determinado em um movimento contínuo e progressivo, seguindo em um direcionamento fatalmente cíclico e executado por relações de forças antagônicas. Os opostos seriam causa e efeito do contínuo movimento do Todo. A forma material que simplificaria tal pensamento, ou melhor, tentando desenhar o pensamento antigo, a forma simples do processo de movimento contínuo seria o fogo.
Por que o fogo? O Fogo é, fazendo uma análise bem simples, uma coisa em constante movimento, intensa e que, naturalmente, tende a aumentar e afetar outras coisas. Pelo fogo é feita a forja, aquecemos uma panela, iluminamos um lugar. O fogo seria um modelo da forma original e, pelo fogo, teriamos o Devir, que é necessariamente o constante mudar das coisas. Se entendemos que tudo está em movimento e que nada é estático, então entendemos que o SER é uma questão de temporalidade do ESTAR. Somos apenas enquanto estamos, nas palavras de Heráclito, seria O ser é o não-ser.
Um exemplo simples do pensamento heraclítico seria o Sistema Circulatório: Temos o sangue(Todo) que está em constante movimento(Devir) pelas estruturas do Sistema(Todo) e por um direcionamento padrão(Logos). O coração(relação entre opostos do Todo) estaria, pelo pulsar, mantendo o sangue em movimento.
II - Os princípios de Heráclito
Devir - Princípio do Movimento
Logos - Lógica do Movimento
Opostos - Relação do Movimento em si
Unidade - O Todo é único, lógico e relacionado em si
III - Heráclito e a Ciência
Ele é o precursor do dinamismo.
IV - Heráclito e o Cristianismo
A Palavra utilizada por João tem o mesmo sentido de Palavra como Razão, Logos, utilizado por Heráclito e muitos pensadores posteriores.
V - Aforismos de Heráclito
Classificação simples dos pensamentos de Heráclito, levando em conta as próprias palavras do filósofo. As frases selecionadas são largamente aceitas como de Heráclito ou relacionadas ao pensamento dele;
Da maneira de Heráclito:
Polêmicas:
ele acende do morto quando dorme, extinta a vista, e quando desperto se acende do que dorme
vida daqueles.
Dos outros:
-
abandonassem a cidade, eles que a Hermodoro, o melhor homem deles e o de
mais valor, expulsaram dizendo: que entre nós ninguém seja o mais valoroso,
senão que se vá alhures e com outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário