domingo, 12 de setembro de 2010

Análise historiográfica do dia de hoje

Amanhã será lançado o novo livro de Stephen Hawking, The Grand Design. Hawking, um homem de notoriedade e espanto, tanto por afirmar quanto por negar certos paradigmas. Era aos 20 anos um estudante de capacidade, porém despreocupado, e que viveria um grande choque ao descobrir sofrer de neurodistrofia muscular (Doença que o mataria em 2 anos).

Hoje, aos 68 anos, publica seu mais ambicioso e polêmico livro - O Grande Projeto. Uma teoria totalizante que abarca todas as descobertas da Física atual, uma visão total do Universo, algo muito comum no Universo metrificado até o séculos XIX, porém destruído por Planck e o Quantuum no XX. O ponto mais polêmico porém é outro (mais interessante ao público): Esse inglês deficiente de bom humor acredita ter eliminado a possibilidade de Deus existir, ou no mínimo, ter criado o Universo. Ao menos, é a propaganda da obra que será lançada. Se em Uma breve história do tempo Deus era um geômetro tímido, agora já deixou a oficina e evaporou.

Na Internet debates intermináveis, nos países mais modernos argumentos calóricos. Desde o amável reverendo Albert Mohler chamando o falecido Sagan de infame, ao nosso também querido e alegre Bill Maher ridicularizando a Bíblia.

No Brasil, com sua mídia católica nada-praticante, elite utilitarista e núcleo acadêmico feito de pseudo-marxistas-gnóstico-messiânicos, o mais perfeito silêncio. Uma notinha ali no jornal virtual da Globo, já é o bastante.

Lá fora, mais um filho de Brutus taca o martelo na estátua de Baal.

Nenhum comentário: