segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Encantos do serviço militar

A ideia de "serviço militar obrigatório" em um Estado democrático e soberano só poderia surgir no cerebelo de uma oligarquia de extratificação com ranços tímidos e medicinais de liberalismo, tal como o Brasil de hoje e sempre. A própria noção de "ter de servir" é um dilema de qualquer adolescente brasileiro, assim como a iniciação sexual. Serviço militar obrigatório... Comerciais louvando o heroísmo, jovens saudáveis sorrindo enquanto sobem montanhas ou descem armados em praias... As delícias do militarismo. "Aprender disciplina", "aprender a ser homem", sofismas iguais.

Só um é o objetivo da guerra - Destruir. São dois os objetivos do soldado - Destruir e matar. A vitória é destruir antes de ser destruído. Nada além. Material humano, armamento, jogo político, todos elementos perpendiculares do eixo, e o eixo é a violência. Evitando a violência, conservando o agente violentador. A discórdia humana em seu nível mais elevado, não a luta de um homem contra outro homem, mas a luta de grandes valores contra outros grandes valores (a nossa nação, a nossa ideologia...). A guerra é Deus, e só os mortos conhecem a morte de Deus.

Escrevendo aqui, quase posso rir. Quanta propaganda!

Sou filho de fuzileiro naval, mas os de boa mira e concentração, como eu, seguem melhor na artilharia. Um amigo meu taxista serviu na Garagem. Subiu patente, pediu baixa. Táxi dava mais lucro. Quando garoto, conheci um amigo dedicado em ser sargento músico do Exército. Hoje toca em Igreja. Um tio meu, homossexual, serviu no Rancho dois anos e ganhou medalha por bom comportamento, escondeu sua tendência sexual para tanto. Por ironia, ao mesmo tempo, em um número de 10 marinheiros, 9 são gays e o último sem dúvida já chupou ou foi chupado. Acordar cedo, limpar as coisas, respeitar os horários; tudo que um militar brasileiro faz. Então, quebrando a rotina, os desfiles: Marcha, boina, frases bonitas de força e coragem...

Mas todos nós, nós que já adentramos um Quartel, sabemos bem: O único objetivo do soldado é voltar para casa.

Nenhum comentário: